page view

Gripe obriga a parar cirurgias programadas

Ministra da Saúde indicou a necessidade de “usar máscara em espaços fechados” e sublinhou que “as próximas oito semanas serão muito exigentes no combate à gripe”.

09 de dezembro de 2025 às 01:30

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, avançou, esta segunda-feira, que as cirurgias programadas serão suspensas sempre que haja uma forte pressão nos hospitais resultante da epidemia da gripe.

“Sempre que seja atingida uma forte pressão sobre os serviços de urgência, é de esperar que sejamos obrigados a parar a atividade cirúrgica programada, mas mantendo sempre as cirurgias urgentes e também as oncológicas”, disse Ana Paula Martins.

Por sua vez, o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Álvaro Almeida, explicou que “a interrupção das cirurgias com internamentos ocorre para libertar camas” para doentes com gripe. O responsável acrescentou que nesta campanha esta situação já ocorreu em algumas unidades locais de saúde por períodos de um a três dias. As medidas aplicadas aos hospitais surgem num momento em que a epidemia representa que “temos pela frente oito semanas particularmente exigentes”.

Pelo que a ministra da Saúde apelou ao “uso da máscara em espaços fechados e sempre que se verifiquem problemas respiratórios”. O reforço dos contactos na quadra de Natal irá provocar mais contágios. Uma situação que levou a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, a estimar que o pico das infeções pela gripe “deverá ocorrer pouco antes do final do ano”. Até lá, há orientações para os centros de saúde alargarem os horários e ser realizado um reforço das camas disponíveis. Apelou também às populações dos grupos de risco para tomaram a vacina. “Faça-o o quanto antes”, advertiu a ministra da Saúde.

A carregar o vídeo ...

Ministra da Saúde alerta que "as próximas oito semanas serão exigentes" no combate à gripe

E também

Greve. Serviços mínimos

A ministra da Saúde garantiu, esta segunda-feira, ter feito tudo para reduzir ao máximo o impacto da greve geral, marcada para quinta-feira, no Serviço Nacional de Saúde. “Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance quanto aos serviços mínimos”, disse, recordando que “temos sempre contado com os profissionais de saúde”.

Linha Saúde 24

As autoridades de saúde recomendam ligar em primeiro lugar para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) para ser encaminhado para os centros de saúde.

Bebés. Vacinação

A diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, indicou que 40 mil bebés (35%) estão vacinados contra o vírus sincicial respiratório. E entre a população com mais de 85 anos 75% tomou a vacina contra a gripe.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8