Centenas de pessoas em quarentena na Carolina do Sul devido a dois surtos de sarampo nos Estados Unidos

Números de pessoas contaminadas na Carolina do Sul e na fronteira entre o Arizona e o Utah estão a aumentar.

13 de dezembro de 2025 às 11:06
Sarampo Foto: Correio da Manhã
Partilhar

Os surtos de sarampo estão a aumentar na Carolina do Sul, Estados Unidos, assim como na fronteira entre o Utah e o Arizona, onde centenas de pessoas estão em quarentena, avança a ABC News

Entre sexta e terça-feira, as autoridades de saúde da Carolina do Sul confirmaram 27 novos casos de sarampo num surto que atingiu a região noroeste da cidade de Spartanburg. Em dois meses, 111 pessoas nessa região foram infetadas pelo vírus, que pode ser prevenido através de vacinação. 

Pub

Mais de 250 pessoas, incluindo alunos de nove escolas de ensino médio e superior estão em quarentena, algumas pela segunda vez desde o início do surto, em outubro.  

“Estamos a enfrentar uma transmissão contínua que prevemos que se prolongará por muitas semanas, pelo menos no nosso estado”, disse a epidemiologista estadual Dra. Linda Bell. 

Num prisma nacional, o número de casos de sarampo está-se a aproximar de 2 mil, para uma doença que era considerada extinta nos EUA desde o ano 2000, tendo em conta a vacinação infantil que é realizada de rotina, explica a ABC News.

Pub

A vacina contra o sarampo, a caxumba e a rubéola é considerada segura por especialistas e oferece 97% de proteção contra as doenças após duas doses. A maioria das crianças dos EUA precisa de ser vacinada para frequentar a escola, no entanto, as taxas de vacinação têm diminuído, uma vez que muitos pais optam por não vacinar os filhos ou têm o calendário de vacinação recomendada em atraso.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar