Cerca de 12 mil moçambicanas recebem bicicletas para travar abandono escolar

Programa é financiado pelo Banco Mundial, em cerca de 35,2 milhões de euros, e envolve também ações de formação e iniciativas de emprego e autoemprego.

18 de fevereiro de 2024 às 12:29
Homem com bicicleta em Moçambique Foto: Sérgio Azenha
Partilhar

Cerca de 12 mil raparigas que estudam em 87 escolas secundárias de seis províncias moçambicanas vão receber bicicletas para reduzir as dificuldades no acesso à educação, anunciou este domingo fonte da secretaria de Estado da Juventude e Emprego.

Segundo a fonte, as bicicletas serão entregues na segunda-feira, ao abrigo do programa "Eu sou capaz", às estudantes matriculadas na nona classe das escolas secundárias selecionadas nos distritos de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Manica, Sofala e Maputo, "como forma de reduzir a desistência escolar por motivos de distância em relação à escola".

Pub

A entrega das 12 mil bicicletas vai decorrer nas seis províncias em simultâneo e, no distrito de Nicoadala, Zambézia, a cerimónia contará com a presença do secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo.

O programa "Eu sou capaz" é desenvolvido pelo Instituto Nacional da Juventude e foi lançado em abril de 2021 no distrito de Gondola, província de Manica, por Isaura Ferrão Nyusi, primeira-dama de Moçambique e patrona do projeto.

Pub

Tem por objetivo "reter a rapariga na escola", mas também "proporcionar melhores oportunidades de educação e acesso a serviços para raparigas, adolescentes e mulheres jovens".

O programa é financiado pelo Banco Mundial, em cerca de 38 milhões de dólares (35,2 milhões de euros), e envolve também ações de formação e iniciativas de emprego e autoemprego, visando ainda a redução dos índices de uniões prematuras em Moçambique.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar