China acusa EUA de conceberem táticas para conter país apesar de melhoria nas relações
"Se os EUA dizem sempre uma coisa e fazem outra, onde está a sua credibilidade como grande potência?", questiona o ministro dos Negócios Estrangeiros da China.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da China acusou esta quinta-feira os Estados Unidos de conceberem táticas para conter a ascensão da China e criticou a administração norte-americana por impor mais sanções a empresas chinesas.
Em conferência de imprensa, à margem da sessão anual da Assembleia Popular Nacional, Wang Yi reconheceu que as relações com os EUA melhoraram desde que os Presidentes chinês, Xi Jinping, e norte-americano, Joe Biden, estiveram reunidos em novembro, embora Washington não tenha cumprido as promessas feitas.
"Se os EUA dizem sempre uma coisa e fazem outra, onde está a sua credibilidade como grande potência? Se os EUA ficam nervosos e ansiosos quando ouvem a palavra 'China', onde está a sua confiança como grande potência?", questionou. "Se os EUA estão obcecados em conter a China, acabarão por se prejudicar a si próprios", disse.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt