Cibercriminoso russo que extorquiu 100 milhões de euros detido em operação internacional
Autoridades judiciais alemãs emitiram um mandado de detenção contra o alegado líder do grupo, Oleg Evgenievich Nefedov, de 35 anos.
Um cibercriminoso russo foi detido numa operação internacional contra uma rede que extorquiu 100 milhões de euros em pirataria informática visando sobretudo empresas e instituições de países ocidentais, anunciaram as autoridades alemãs.
Segundo um comunicado das autoridades alemãs - que conduziram as operações em conjunto com a Holanda, Suíça, Ucrânia e Reino Unido - entre março de 2022 e fevereiro de 2025 o grupo "Black Basta" utilizou programas informáticos maliciosos para comprometer redes de computadores, roubar dados sensíveis e extorquir resgates.
As atividades ilegais renderam ao grupo pelo menos 100 milhões de euros, incluindo mais de 20 milhões de euros só na Alemanha, de acordo com um comunicado conjunto da Unidade Central de Crimes Cibernéticos (ZIT) e do Departamento Federal de Polícia Criminal (BKA).
Durante três anos, o grupo foi responsável por extorquir mais de 100 empresas e instituições (incluindo hospitais e agências governamentais) na Alemanha e aproximadamente 600 outras organizações em todo o mundo.
As vítimas estão localizadas sobretudo em países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Canadá, informou a polícia criminal à AFP.
As autoridades judiciais alemãs emitiram um mandado de detenção contra o alegado líder do grupo, Oleg Evgenievich Nefedov, de 35 anos.
Na Ucrânia, as casas de dois suspeitos foram revistadas e foram apreendidas provas, afirmaram as autoridades judiciais alemãs.
As buscas decorreram na segunda-feira, informou uma porta-voz da polícia criminal alemã à AFP.
"As medidas contra estes arguidos foram implementadas pela polícia cibernética ucraniana, que faz parte da polícia nacional ucraniana, e pelo gabinete do procurador-geral da Ucrânia nas regiões administrativas de Ivano-Frankivsk e Lviv, no oeste do país", acrescentaram.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt