Cientistas revelam que primeiro beijo na boca aconteceu há 21 milhões de anos
Estudo da Universidade de Oxford e do Instituto de Tecnologia da Flórida indica que foi dado por ancestrais primatas.
Um estudo publicado na revista Evolution and Human Behaviour sugere que o primeiro beijo na boca aconteceu há cerca de 21 milhões de anos, muito antes da evolução dos humanos, e foi protagonizado pelos ancestrais primatas dos grandes macacos.
Investigadores da Universidade de Oxford e do Instituto de Tecnologia da Flórida, nos Estados Unidos, combinaram diversas observações de comportamento dos primatas com dados evolutivos para descobrir quando o beijo surgiu pela primeira vez.
A partir do comportamento dos primatas e das relações evolutivas, este grupo de cientistas chegou a esta conclusão. "Usando estas duas informações, adotámos um modelo de abordagem que nos permitiu simular diferentes cenários evolutivos", disse a autora principal do estudo, Matilda Brindle, do Departamento de Biologia de Oxford, citada pela agência Reuters.
Executando o modelo milhões de vezes, os cientistas conseguiram então datar o primeiro beijo entre 21,5 e 16,9 milhões de anos atrás.
A mesma investigação revela que neandertais e os nossos antepassados primatas também trocavam beijos, dada a evidência de que se reproduziram entre si e partilharam um micróbio oral, sinal de que trocavam saliva, muito tempo depois de as duas espécies terem divergido, há 450 mil e 750 mil anos.
No referido estudo, o beijo foi definido como um contato oral-oral não agressivo, "com algum movimento dos lábios ou partes da boca e sem transferência de alimento".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt