CNE confirma vitória de João Lourenço

Autoridades eleitorais divulgam novos resultados com quase 98% dos votos contados e dão 61,7% ao MPLA.

26 de agosto de 2017 às 11:26
Lourenço sucede a José Eduardo dos Santos que sai após 38 anos no poder Foto: Direitos Reservados
Eleições em Angola Foto: Lusa
Eleições em Angola Foto: Lusa

1/3

Partilhar

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) atualizou ontem os resultados das eleições gerais de quarta-feira e anunciou que, com quase 98% dos votos escrutinados, o MPLA vence com 61,7% dos votos, confirmando, dessa forma, a eleição de João Lourenço para a presidência da Angola.

A CNE afirma que foram contados já 9 114 386 votos (97,8% do total) e o MPLA detém a maioria esmagadora desses votos: 4 071 525, elegendo 150 deputados. Mantém-se, pois, acima da maioria qualificada (147 deputados do total de 220), mas perde face a 2012, ano em que elegeu 175 deputados, vencendo com 71,8%, face aos 18,6% da UNITA.

Pub

O segundo partido mais votado é de novo a UNITA, com 1 780 038 votos, ou seja, 26,7% e 51 deputados (tinha 32). Segue-se a CASA- CE, com 9,4%, elegendo 16 deputados (tinha 8), e o PRS, com 1,3% e dois deputados eleitos (perde um face a 2012). A FNLA desce também, obtendo somente 0,9% e perdendo um dos dois deputados que tinha no parlamento.

Apesar dos desmentidos da UNITA, que diz não ter havido reuniões de apuramento de resultados nas províncias, o CNE garante que o MPLA ganhou em todas as 18 províncias do país, conquistando mesmo a totalidade dos cinco deputados provinciais no Cuanza Norte, Cuanza Sul, Cunene, Huíla e Malanje.

Pub

‘App’ recebe poucas denúncias de fraude

A ‘app’ Zuela, para ser usada em smartphones, telemóveis com Android e computadores, foi criada para que os cidadãos pudessem denunciar irregularidades nas eleições, mas recebeu poucas queixas. Apesar disso, os criadores do projeto acreditam que pode ser muito útil no futuro.

PORMENORES

Pub

Filho de enfermeiro

João Lourenço é filho do enfermeiro Sequeira João Lourenço e da costureira Josefa Cipriano, ambos já falecidos.

Historiador e karateca

Pub

Lourenço formou-se em História na Academia Lenine, na antiga URSS, onde viveu entre 1978 e 1980. É também praticante de karaté no estilo shotokan.

Sucessor adiado

Eduardo dos Santos quis afastar-se, no início dos anos 2000, e Lourenço candidatou-se à sucessão mas o presidente recuou e tudo ficou adiado.

Pub

UNITA põe em causa verdade do resultado 

Técnicos da UNITA envolvidos no escrutínio das eleições gerais de dia 23 dizem desconhecer a origem dos números divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE). Cláudio da Silva, comissário do partido de Isaías Samakuva (foto ao lado) disse mesmo: "Nenhuma comissão provincial eleitoral, de Cabinda ao Cunene, se reuniu para produzir os resultados que foram anunciados". Por esse motivo a UNITA considera os resultados falsos.

UNITA não reconhece resultados provisórios divulgados pela CNE

Pub

O cabeça-de-lista da UNITA às eleições gerais angolanas, Isaías Samakuva, disse hoje não reconhecer validade aos resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), com o partido a garantir que vai divulgar até segunda-feira dados da contagem que realiza.

O líder da UNITA falava em Viana, arredores de Luanda, numa declaração ao país convocada para abordar o processo eleitoral e depois de a CNE angolana ter divulgado resultados provisórios que dão a vitória ao MPLA nas eleições gerais de 23 de agosto com 61% dos votos e a eleição de João Lourenço para Presidente da República.

"O país ainda não tem resultados eleitorais válidos. O país ainda não tem um Presidente eleito nos termos da lei", afirmou Isaías Samakuva, acrescentando que o partido só se vai pronunciar nesta matéria quando a CNE anunciar os resultados definitivos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar