Comissão Europeia reforça combate desinformativo na região do mar Adriático
A Itália, a Eslovénia, a Croácia, a Bósnia-Herzegovina, o Montenegro e a Albânia são junto ao mar adriático.
A Comissão Europeia reforçou o seu programa de combate à desinformação, com a nova iniciativa ADMO 2.0, que procura desenvolver a alfabetização mediática na região do mar Adriático.
O ADMO 2.0 é "uma iniciativa transfronteiriça dedicada a enfrentar o crescente desafio da desinformação na região do Adriático", refere a informação divulgada pelo Observatório Europeu dos Media Digitais (EDMO).
Entre as instituições parceiras do projeto estão várias universidades e a agência de notícias France Presse (AFP), num consórcio que reúne investigadores, académicos, jornalistas e verificadores de factos profissionais.
"Ao fortalecer a colaboração entre estes parceiros, o ADMO 2.0 procura aprimorar a alfabetização mediática, combater narrativas de desinformação prejudiciais e promover uma esfera pública mais resiliente, democrática e bem informada", lê-se na informação divulgada.
O diretor da AFP na Europa, Pierre Ausseill, afirma, em comunicado, que o projeto "dirige-se a um grande público com artigos desmascarando a desinformação, falsas notícias e apoiando ações de alfabetização mediática".
Além disso, um dos objetivos da nova plataforma é aprofundar a cooperação com o EDMO e com os restantes centros em toda a Europa, como o Iberifier do qual Portugal faz parte.
O ADMO 2.0 é cofinanciado pela Comissão Europeia através do Programa Europa Digital, inserindo-se na área de atuação do EDMO.
A Itália, a Eslovénia, a Croácia, a Bósnia-Herzegovina, o Montenegro e a Albânia são junto ao mar adriático.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt