Comissão Europeia vai abrir investigação sobre subvenções para carros elétricos chineses

"A Europa está aberta à competição, não a uma corrida para o fundo", disse von der Leyen.

13 de setembro de 2023 às 08:42
Von der Leyen, Foto: CHRISTOPHE PETIT TESSON/epa
Partilhar

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou esta quarta-feira a abertura de uma investigação contra subvenções para automóveis elétricos provenientes da China.

"Olhem para o setor dos veículos elétricos. É uma indústria crucial para uma economia ecológica, com um grande potencial para a Europa. Mas os mercados globais estão hoje inundados por carros elétricos chineses que são mais baratos. E os seus preços mantêm-se artificialmente baixos através de subvenções estatais gigantescas", disse a presidente da Comissão, enquanto intervinha no debate sobre o Estado da União, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França).

Pub

Por isso, Von der Leyen anunciou que "a Comissão vai abrir uma investigação contra as subvenções para automóveis elétricos provenientes da China", uma vez que os subsídios estão "distorcer" o mercado europe

"A Europa está aberta à competição, não a uma corrida para o fundo", completou.

Pub

O vice-presidente executivo da Comissão Europeia com a pasta do Comércio, Valdis Dombrovskis, viajará para a China na próxima semana no âmbito da investigação às subvenções chinesas no setor dos automóveis elétricos "para debater as oportunidades e os desafios comerciais e económicos".

"Estamos abertos à concorrência, mas não a práticas desleais. É por isso que estamos a lançar uma investigação sobre os automóveis elétricos provenientes da China", disse Valdis Dombrovskis, numa publicação na rede social X (anteriormente designada Twitter).

"Queremos manter o diálogo aberto para reduzir os riscos, não para os dissociar", adiantou Valdis Dombrovskis.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar