Coreia do Norte aceita abdicar das armas nucleares "sem condições"
Informação foi revelada pelo presidente da Coreia do Sul.
A Coreia do Norte aceita abdicar das armas nucleares "sem condições". A informação foi revelada pelo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.
"Não impuseram nenhuma condição que os Estados Unidos não possam aceitar, como uma retirada das tropas norte-americanas da Coreia do Sul. Só falam do fim das políticas hostis contra a Coreia do Norte e de uma garantia de segurança", acrescentou o Presidente sul-coreano.
"Não penso que desnuclearização tenha significados diferentes para o norte e para o sul", disse ainda, citado pela Reuters.
Diretor da CIA reuniu-se com líder norte-coreano
O diretor da CIA, Mike Pompeo, reuniu-se em segredo com Kim Jong-un para preparar a cimeira entre os presidentes dos EUA e da Coreia do Norte prevista para maio. Foi o primeiro encontro de alto nível entre um alto responsável norte-americano e um líder da Coreia do Norte em mais de cinco décadas."A desnuclearização será uma boa notícia para o Mundo e também para a Coreia do Norte", escreveu.
O encontro foi preparado no maior segredo e só foi tornado público mais de duas semanas após a sua realização. Pompeo deslocou-se à Coreia do Norte no fim de semana da Páscoa, entre 31 de março e 2 de abril. Voou para Pyongyang a partir de uma base norte-americana em Osan, a sul de Seul.
O encontro foi confirmado no Twitter pelo presidente Donald Trump, que adiantou que a reunião correu da melhor forma e os dois responsáveis "encetaram uma boa relação".
"A desnuclearização será uma boa notícia para o Mundo e também para a Coreia do Norte", escreveu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt