Coreia do Norte corta acessos rodoviários e ferroviários à Coreia do Sul
Decisão surge como tentativa de "separar completamente" os dois países.
A Coreia do Norte vai cortar os acessos rodoviários e ferroviários à Coreia do Sul a partir desta quarta-feira, numa tentativa de "separar completamente" os dois países, avança a BBC.
As estradas e caminhos-de-ferro que ligam a Coreia do Norte ao Sul são raramente utilizados e têm vindo a ser progressivamente desmantelados pelas autoridades norte-coreanas ao longo do último ano.
Segundo as forças armadas norte-coreanas, citadas pela BBC, a Coreia do Norte vai "fechar e bloquear permanentemente a fronteira sul" e fortificar as zonas do seu lado.
O Exército Popular da Coreia (KPA) descreveu a iniciativa como "uma medida de autodefesa para inibir a guerra", alegando que era uma resposta aos exercícios de guerra na Coreia do Sul e à presença frequente de meios nucleares americanos na região.
"A situação militar aguda que prevalece na península coreana exige que as forças armadas da RPDC [República Popular Democrática da Coreia] tomem uma medida mais resoluta e mais forte, a fim de defender de forma mais credível a segurança nacional", afirmou o KPA num relatório publicado pela agência noticiosa estatal KCNA.
A medida surge depois de uma série de incidentes que agravaram as relações entre os dois países, como testes de mísseis e centenas de balões de lixo enviados para a fronteira sul da Coreia do Norte.
O governante norte-coreano, Kim Jong Un, anunciou no início de 2023 que já não estava a lutar pela reunificação com o Sul.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt