Coreia do Norte desafia Trump e lança novo míssil balístico intercontinental

Este ensaio de armamento ocorre depois de o novo presidente sul-coreano e Trump se terem reunido na semana passada.

04 de julho de 2017 às 02:46
Míssil norte-coreano Foto: Getty Images
Míssil norte-coreano Foto: Getty Images
Míssil norte-coreano Foto: Getty Images
Míssil norte-coreano Foto: Rodong Sinmun, Diário Oficial Do Partido Dos Trabalhadores

1/4

Partilhar

A Coreia Norte realizou esta terça-feira um novo disparo de míssil balístico em direção ao Mar do Japão, disse o comando conjunto das forças armadas sul-coreanas.

Pyongyang já confirmou o lançamento do míssil balistíco intercontinental, uma etapa crucial para a realização do objetivo de poder ameaçar os Estados Unidos com armas nucleares. 

Pub

Também os EUA já confirmaram que o foguete lançado esta segunda-feira pela Coreia do Norte foi um míssil balístico intercontinental.

O míssil balístico voou mais tempo do que qualquer prova de mísseis norte-coreanos levada a cabo até agora, 37 minutos, o que implica que o regime de Kim Jong-un poderia ter a capacidade de atacar o estado do Alaska.

É a primeira vez que Pyongyang logra lançar um míssil com estas características de forma aparatosa, enquanto o Pentágono continua a investigar este lançamento para ter uma análise mais detalhada do ensaio, o 11.º este ano e o primeiro desde 08 de junho, o qual chegou a voar por 30 minutos.

Pub

Segundo vários órgãos de informação norte-americanos, membros da administração de Donald Trump convocaram hoje uma reunião para abordar o assunto.

Lançamento no Dia da Independência dos EUA

Pub

O ensaio de um míssil Hwasong-14 foi supervisionado pelo dirigente norte-coreano Kim Jong-Un, anunciou uma apresentadora na televisão pública norte-coreana num noticiário especial.

O lançamento foi realizado por volta das 09h40 (01h40 em Lisboa), a partir da província norte-coreana de Pyongyang Norte.

A Coreia do Norte tem aumentado nos meses mais recentes os testes com mísseis balísticos e pretende construir mísseis nucleares que possam alcançar território norte-americano, um registo que segundo os especialistas ainda permanece longínquo.

Pub

O programa nuclear e de mísseis norte-coreano constituem um dos mais importantes desafios de política externa que enfrentam os dois novos líderes, e aliados, em Washington (EUA) e Seul (Coreia do Sul).

Em conferência de imprensa, o ministro porta-voz do Governo do Japão, Yoshihide Suga, disse que o míssil deverá ter caído nas águas da Zona Económica Especial nipónica, a qual se estende a cerca de 200 quilómetros das costas do arquipélago.

Este ensaio de armamento norte-coreano, o primeiro desde 8 de junho, quando Pyongyang disparou um míssil de cruzeiro, ocorre depois de o novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e do homólogo norte-americano, Donald Trump, se terem reunido na semana passada, em Washington, para abordar a questão do regime norte-coreano.

Pub

O lançamento coincidiu ainda com o dia do principal feriado nacional norte-americano, o Dia da Independência, celebrado a 4 de julho.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, criticou o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, depois de o regime norte-coreano ter realizado hoje novo lançamento de míssil.

"Será que este homem não tem nada melhor para fazer na vida", questionou Trump, num comentário publicado na sua conta da rede de mensagens instantâneas Twitter.

Pub

North Korea has just launched another missile. Does this guy have anything better to do with his life? Hard to believe that South Korea.....

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar