Covid-19 não se propaga através de puxadores de portas ou interruptores, avança cientista
Investigadora da Universidade da Califórnia, nos EUA, diz que o vírus se propaga através de secreções expelidas pela boca ou nariz.
Vários especialistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, avançam que a Covid-19 não se propaga através de superfícies como puxadores de portas ou interruptores, avança o Mirror.
Monica Gandhi, professora de Medicina na Universidade da Califórnia, em São Francisco, diz que o vírus "não se propaga através de superfícies". A mesma investigadora defende que o vírus se propaga através de "alguém que expele o vírus através da boca ou nariz, sem saber que o está a fazer na maioria dos casos".
Estas informações avançadas por Monica Gandhi são contraditórias às anteriormente publicadas pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas em Montana. A análise sugeria que o vírus podia sobreviver até quatro horas em cobre, 24 horas em papelão e até três dias em plástico e aço inoxidável.
Gandhi refere que a maneira mais fácil de apanhar o vírus é mesmo estar exposto/a às secreções da boca ou nariz de outra pessoa. A investigadora recomenda portanto a utilização da máscara sempre que se está fora de casa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt