Crocodilos matam duas pessoas e ferem mais três na província moçambicana de Gaza

Casos ocorreram na última semana, na localidade de Chaimite, que está a registar inundações devido às chuvas que caem em quase todo o país.

13 de janeiro de 2026 às 14:47
Crocodilos
Partilhar

Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas na sequência de ataques de crocodilos arrastados pelas enchentes dos rios no distrito de Chibuto, província de Gaza, no sul de Moçambique, avançaram esta terça-feira as autoridades locais.

Segundo a administradora de Chibuto, Cacilda Banze, os casos ocorreram na última semana, na localidade de Chaimite, que está a registar inundações devido às chuvas que caem em quase todo o país.

Pub

"Os crocodilos, neste momento, com o arrasto das águas, ceifaram duas vidas e feriram três pessoas", disse a governante, em declarações aos jornalistas, apelando para que as pessoas evitassem a aproximação ao leito dos rios, algo que "neste momento é extremamente perigoso".

Cacilda Banze avançou que, na via que liga as localidades de Alto Changane e Maqueze, o atravessamento é feito apenas por barcos, assegurando que vai ser necessário acionar o sistema de apoio em alimentação e logística a mais de 15 mil pessoas afetadas.

Segundo a administradora, as inundações já provocaram a perda de 816,5 hectares de culturas agrícolas, deixando cerca de 1.126 produtores afetados, situação que preocupa as autoridades naquele distrito.

Pub

"Neste momento estamos preocupados porque as inundações estão a começar e, logo no início, já perdemos estas áreas", acrescentou.

O administrador do distrito de Massingir, também na província de Gaza, Sérgio Costa, avançou, por seu turno, que 249 quilómetros de estradas estão afetadas, deixando oito comunidades isoladas da vila sede devido às chuvas, sendo esta última ponto principal de aquisição de produtos e alimentos.

Só naquele distrito, pelo menos 16 casas foram afetadas pelas inundações, das quais quatro estão destruídas totalmente, e 377 hectares ficaram inundados, sendo que, destes, 223 estão dados como totalmente perdidos.

Pub

Moçambique regista chuvas intensas em quase todas as partes do país desde a semana passada, com o Instituto Nacional de Meteorologia a emitir avisos vermelhos para a ocorrência de fortes chuvas e trovoadas, que estão a provocar inundações sobretudo nas regiões centro e sul.

Moçambique é considerado um dos países mais afetados pelas alterações climáticas, registando com frequência cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre outubro e abril.

Entre 2019 e 2023, eventos extremos causaram pelo menos 1.016 mortos e afetaram cerca de 4,9 milhões de pessoas, segundo dados oficiais.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar