Da asma de Cinderela à alopecia de Rapunzel: de que doenças sofreriam as princesas da Disney caso vivessem no mundo real?

Problemas de saúde mental, doença pulmonar ou alopecia estão entre as doenças que fariam com que as princesas não vivessem felizes para sempre.

18 de dezembro de 2024 às 18:38
Cinderela, Branca de Neve, Pocahontas, Bela Adormecida Foto: Disney
Partilhar

As famosas princesas da Disney podem parecer perfeitas, mas um novo estudo indica que muitas delas sofreriam de uma série de problemas de saúde caso vivessem no mundo real. De acordo com o Daily Mail, investigadores da Universidade de Twente, na Holanda, analisaram oito princesas da Disney e descobriram que, apesar de parecerem viver "felizes para sempre", as mesmas enfrentariam sérios riscos de saúde no mundo real. 

Cinderela

Pub

Após a morte do pai, Cinderela é forçada pela madrasta e pelas duas meias-irmãs a limpar a casa, o que a colocaria em risco de doença pulmonar ocupacional. 

"Os investigadores recomendam várias medidas preventivas para reduzir a exposição à poeira, como usar cabos de vassoura longos, borrifar água em pisos empoeirados e equipamentos de proteção individual, mas nenhuma delas foi adotada no caso de Cinderela", explicou a equipa de investigação. 

A vida da princesa começou a melhorar quando a sua fada madrinha aparece. No entanto, a grande quantidade de glitter que traz consigo pode causar problemas de saúde devido à "capacidade desses microplásticos penetrarem no tecido pulmonar humano, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento da doença".

Pub

"Em vez de um príncipe, Cinderela precisaria de terapia respiratória constante para viver feliz para sempre", indicam os investigadores.

Branca de Neve 

As interações sociais da Branca de Neve são extremamente limitadas, o que aumenta o risco de vários problemas de saúde. "Há forte associação entre falta de interação social e doenças cardiovasculares, depressão, ansiedade e mortalidade", explicaram os investigadores.

Pub

Felizmente, a amizade de Branca de Neve com os Sete Anões poderia ajudar a protegê-la dos perigos da solidão. 

Yasmine

Assim como Branca de Neve, Yasmine, protagonista do filme "Aladino", correria o risco de isolamento social, uma vez que cresceu dentro dos muros do seu palácio, em Agrabah. Embora tenha a companhia do seu tigre de estimação, Rajah, isso expõe-a ao risco de zoonoses (doenças infecciosas transmitidas de animais para pessoas que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos ou vírus), além de ferimentos. 

Pub

"Ainda que Rajah pareça um tigre dócil, os seus instintos naturais podem levar a uma situação perigosa e potencialmente fatal — um verdadeiro pesadelo árabe", salientaram os investigadores. 

Pocahontas

Um dos movimentos característicos de Pocahontas é o mergulho do penhasco, de nove segundos de queda, que a deixaria com várias fraturas na vida real. Os investigadores estimam que o penhasco tenha pelo menos 250 metros de altura — quase cinco vezes o recorde mundial para um mergulho de uma falésia.

Pub

Segundo os autores da investigação, estudos sobre a dinâmica do salto sugerem que mergulhos de alturas acima de apenas 12 metros já podem ser críticos para compressões claviculares. 

A Bela e o Monstro

Em 'A Bela e o Monstro', o contacto próximo com o Monstro expõe Bela a diversas doenças infeciosas fatais, incluindo brucelose (também conhecida como febre de Malta, febre do Mediterrâneo ou febre ondulante, que é uma doença infeciosa provocada bactérias do género Brucella) ou raiva. 

Pub

A Bela Adormecida 

Depois de furar o dedo no fuso de uma roca encantada, Aurora cai num sono infinito que só pode ser interrompido por um beijo de amor verdadeiro. Esse sono prolongado traz consigo uma série de riscos à saúde, como doenças cardiovasculares, derrame, obesidade e diabetes, de acordo com os especialistas. 

"O repouso prolongado na cama está associado ao aumento do risco de úlceras de pressão e atrofia muscular dependente do tempo".

Pub

Mulan 

Ao longo do filme, Mulan enfrenta, repetidamente, violência baseada na honra por meio da pressão familiar.

"Mulheres que sofrem violência baseada na honra podem apresentar problemas de saúde mental, como ansiedade, por serem forçadas a viver uma vida que não escolheram", alertam os investigadores.

Pub

Rapunzel

Rapunzel é conhecida pelo cabelo longo que frequentemente usa como se fosse uma corda. Segundo especialistas, a princesa sofreria de alopecia de tração (perda de cabelo causada por tranças, coques ou rabos-de-cavalo apertados que puxam o cabelo constantemente).

A longo prazo, a doença poderia levar à perda permanente do cabelo.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar