Depois dos cânticos de esperança entre vizinhos, há boas notícias do coronavírus em Itália

Números continuam dramáticos, mas o contágio parece estar a abrandar. Na antiga zona vermelha do vírus, Lodi, só houve dez novos casos.

13 de março de 2020 às 21:47
Coronavírus em Itália Foto: Reuters
Médico italiano compara surto de coronavírus à guerra. As imagens arrepiantes dos hospitais em Itália Foto: Reuters
Coronavírus em Itália Foto: Reuters

1/3

Partilhar

"Os dados mostram clara e inequivocamente que o contágio parece estar a diminuir na antiga zona vermelha", disse há poucas horas o presidente da região da Lombardia, Attilio Fontana, referindo-se aos números na província de Lodi, onde os novos casos aumentaram de 1.123 para 1.133 – apenas mais 10.

O jornal Corriere della Sera nota ainda "uma desaceleração em algumas ‘curvas’ das infeções: a dos não hospitalizados graves (+188) e a dos casos positivos nas províncias mais afetadas (os dados aumentam cerca de metade em comparação aos últimos dias)."

Pub

Ainda assim, os números do país continuam dramáticos. Itália revelou, esta sexta-feira, que já morreram 1266 pessoas devido ao surto de Covid-19. São mais 250 vítimas mortais em 24 horas - na quinta-feira eram 1016. Foi ainda revelado que o número de infetados subiu de 15.113 para 17.660.

Se as curvas de contágio começaram a descer de forma consistente (como está a acontecer na China há vários dias), num futuro próximo isso pode significar a descida do número de mortos em Itália e um maior controlo da situação por parte das estruturas médicas.

Esta sexta-feira foi divulgado um vídeo que está a arrepiar o Mundo. As imagens mostram um grupo de vários italianos em quarentena a entoar cânticos encorajadores, numa altura em que o País atravessa uma quarentena nacional devido à pandemia de coronavírus.

Pub

"Não vamos desistir" é a palavra de ordem dos moradores de um bairro em Casoria, Nápoles, no norte da Itália, que gritam das suas varandas em coro contra a doença mortal que varre o país.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar