Deputado turco morre após sofrer ataque cardíaco durante discurso no parlamento
Angiografia revelou que as duas principais veias do coração estavam completamente bloqueadas.
Um deputado turco da oposição morreu, esta quinta-feira, dois dias depois de ter sofrido um ataque cardíaco e de ter desmaiado em frente ao Parlamento quando terminava um discurso em que criticava a política do Governo turco em relação a Israel, avança a Reuters.
Hasan Bitmez, 54 anos, deputado do partido da oposição Felicity (Saadet), morreu no Hospital da Cidade de Ancara, informou o Ministro da Saúde, Fahrettin Koca, em declarações aos jornalistas na televisão.
Formado pela Universidade Al Azhar do Cairo, Bitmez era presidente do Centro de Investigação da União Islâmica e tinha trabalhado anteriormente para organizações não governamentais islâmicas, segundo a sua biografia parlamentar. Era casado e pai de um filho.
O eurodeputado criticou o Partido AK, do Presidente Tayyip Erdogan, pelo facto de a Turquia manter relações comerciais com Israel, apesar da guerra em Gaza e das críticas retóricas ao bombardeamento militar israelita.
"Permitem que os navios vão para Israel e chamam-lhe comércio. São cúmplices de Israel", disse Bitmez no seu discurso, depois de ter colocado uma faixa no pódio onde se lia: "Assassino de Israel; colaborador do AKP".
"Têm o sangue dos palestinianos nas vossas mãos, são colaboradores. Contribuem para todas as bombas que Israel lança sobre Gaza", disse aos deputados durante o debate sobre o orçamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros para 2024.
Depois de terminar o discurso, Bitmez caiu ao chão. A angiografia revelou que as duas principais veias do coração estavam completamente bloqueadas.
"O seu coração deixou de bater, foi reanimado no parlamento e transferido em 20 minutos para o hospital", disse Koca esta terça-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt