Diella: a "ministra" virtual de Inteligência Artificial que promete revolucionar os concursos públicos na Albânia
Mecanismo vai ser responsável por todos os concursos públicos de contratação pública no país.
Chama-se Diella, que significa sol em albanês, e vai ser a responsável por todos os concursos de contratação pública da Albânia. O país anunciou o primeiro membro do governo do mundo alimentado por Inteligência Artificial (IA).
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro albanês, Edi Rama, na passada quinta-feira, na Assembleia do Partido Socialista que decorreu na capital do país para detalhar que ministros se manteriam no poder. Diella vai ser, assim, o primeiro e único membro não humano do governo.
"Diella é o primeiro membro que não está fisicamente presente, mas foi criado virtualmente por inteligência artificial”, referiu o líder da Albânia citado pelo Politico.
O novo membro do governo vai ajudar a tornar a Albânia "num país onde os concursos públicos são 100% livres de corrupção", afirmou o primeiro-ministro citado pela ABC.
O tema da corrupção tem abalado o país, com a Albânia a estar na 80ª posição na lista que é o principal indicador global de corrupção no setor público, com um total de 180 países.
O sistema já tinha sido implementado antes da nova nomeação do governo: Diella foi assistente virtual, através da inteligência artificial, com o objetivo de orientar candidatos no processo de obtenção de documentos oficiais.
A ideia foi classificada pelo Partido Democrata albanês como "rídicula" e "institucional", de acordo com a imprensa do país. No entanto, especialistas anticorrupção realçaram o potencial da IA no contributo para minimizar a corrupção.
"Se for programada corretamente, ao fazer uma proposta online, os critérios e condições de cada empresa poderão ser avaliados com mais detalhe", afirmou um especialista em corrupção e Estado de Direito, Dr. Andi Hoxhaj, em entrevista à BBC.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt