Direita liberal francesa arrasa partido de Le Pen

Depois de perder cinco regiões em que era favorito logo na primeira volta, partido de extrema-direita ficou sem prémio de consolação.

28 de junho de 2021 às 08:19
2021-06-27T094734Z_970517831_RC2X8O9YVMGL_RTRMADP_3_FRANCE-ELECTION-LE-PEN.JPG (10327012) (Milenium) Foto: Reuters/Pascal Rossignol
Partilhar

Aaliança de partidos de direita liberal liderada pelo Os Republicanos (LR), de Christian Jacob, foi a grande vencedora das eleições Regionais francesas, que este domingo teve a segunda volta.

Após a desilusão da primeira volta, em que o seu partido perdeu de forma surpreendente cinco das seis regiões em que surgia como favorita, a líder de extrema-direita Marine Le Pen tentava este domingo vencer pelo menos na Provença-Alpes-Côte d’Azur. Contudo, segundo as projeções, o LR e os seus aliados recolhem 38% dos votos a nível nacional. A seguir surgem os ecologistas, com 34,5%, e bem mais atrás o Reagrupamento Nacional (RN), de Le Pen, com somente 20,5%. Muito pior ainda, o partido do presidente Emmanuel Macron, com apenas 7%.

Pub

Se Macron já sabia ter ficado em branco desde o domingo anterior, Le Pen ficou este domingo sem o prémio de consolação da Provença. Resultados parciais apontavam este domingo para uma vitória fácil de Renaud Muselir, do LR, com mais de 57%, surgindo Thierry Mariani, da RN, com apenas 43%. Na primeira volta, Mariani venceu com 36% contra 32% do rival.

Contudo, a repetição da abstenção massiva da primeira volta torna difícil extrapolar os resultados destas eleições Regionais para a corrida presidencial de 2022, em que Le Pen espera enfrentar Macron na votação decisiva. Mais de 31 milhões de franceses faltaram à chamada, ou seja, 66% do eleitorado ignorou o dever democrático.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar