Dois detidos em tentativa de tráfico de pessoas no centro de Moçambique
Agente económico que iria comprar uma das jovens foi o denunciante do caso.
A polícia moçambicana deteve dois cidadãos indiciados num caso de tentativa de tráfico de pessoas na província da Zambézia, centro de Moçambique, disse, esta sexta-feira, à Lusa fonte do Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic).
"Estamos aqui perante um caso de tráfico de pessoas (...). [Os suspeitos] associaram-se e fizeram um plano para traficar um jovem de 18 anos. Eles teriam persuadido o jovem, alegando que iam a Mocuba para comprar uma mota que seria usada pela vítima para serviços de táxi", disse Maximino Amílcar, porta-voz do Sernic na Zambézia.
Os suspeitos, de 22 e 44 anos, foram detidos em flagrante na segunda-feira, quando levavam a vítima, que supostamente seria "vendida" a um agente económico estrangeiro no distrito de Mocuba, naquela província.
Num áudio divulgado pela imprensa local, um dos detidos discute os termos e condições com o suposto comprador.
"Eu tenho uma pessoa (...), se disser que paga e combinarmos sem nenhuma desconfiança. Eu vou transportar para aí (...) uma pessoa viva (...). Com telefone, nós vamos localizar-te", disse um dos detidos na conversa telefónica.
Segundo o porta-voz do Sernic na Zambézia, o agente económico para quem se ia vender o jovem foi quem denunciou o caso às autoridades.
Moçambique registou pelo menos 38 vítimas de tráfico de pessoas em 2022, levadas para a África do Sul, indicam dados avançados pela Procuradoria-Geral moçambicana em julho de 2023.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt