Donald Trump ameaça atacar Irão "com força esmagadora"

Presidente dos EUA reagiu depois de Rouhani falar de atos “de atrasados mentais”.

26 de junho de 2019 às 01:30
Trump garante que partes do Irão serão “obliteradas” se o regime iraniano atacar alvos norte-americanos Foto: EPA
Donald Trump, Presidente dos EUA Foto: EPA
Donald Trump

1/3

Partilhar

Donald Trump ameaçou esta terça-feira "obliterar" partes do Irão se a República Islâmica atacar alvos norte-americanos. A ameaça do presidente dos EUA surgiu no Twitter horas depois de o homólogo iraniano, Hassan Rouhani, classificar as novas sanções que visam Ali Khamenei, líder supremo do Irão, como um ato "de atrasados mentais".

Trump denunciou "a declaração insultuosa" de Rouhani e escreveu: "Qualquer ataque a algo norte-americano será respondido com força esmagadora. E, em algumas áreas, esmagador significará obliteração."

Pub

Rouhani tinha denunciado pouco antes como "inúteis" as sanções a Khamenei, uma vez que Ayatollah não tem bens no estrangeiro. O presidente acusou ainda Trump de ter cortado "de forma permanente os canais diplomáticos" que restavam.

Recorde-se que a tensão entre os dois países está em crescendo desde 2018, quando Trump retirou os EUA do acordo nuclear assinado por Obama em 2015 e agravou-se no mês passado quando proibiu as compras de petróleo iraniano. A guerra esteve mesmo à vista no dia 20. O Irão abateu um drone dos EUA e Trump suspendeu no último momento um ataque retaliatório, alegadamente para evitar a morte de civis.

Pub

PORMENORES

Macron mediador

O presidente francês, Emmanuel Macron, falou ao telefone com Rouhani para tentar travar a perigosa escalada de tensão.

Pub

Desafio de Rouhani

O presidente iraniano respondeu à ameaça dos EUA em tom de desafio: "A paciência estratégica de Teerão não significa que tenhamos medo."

Bolton fala de negociação

Pub

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, afirmou que a porta está aberta para negociar " o fim do programa nuclear" iraniano apesar do "apoio do Irão ao terrorismo".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar