Donald Trump cancela viagem de Pompeo à Coreia do Norte
Presidente dos EUA considera que não estão a ser feitos progressos no processo de desnuclearização do regime de Pyongyang.
O presidente dos EUA, Donald Trump, cancelou a visita do secretário de Estado, Mike Pompeo, à Coreia do Norte que se devia realizar na próxima semana, devido à falta de progressos no processo de desnuclearização do regime de Pyongyang acordado pelos dois países.
Numa série de vários tweets, o líder da Casa Branca culpou a China - o maior aliado da Coreia do Norte - por "encravar" o processo , devido aos problemas comerciais existentes entre Washington e Pequim.
Apesar da decisão, Trump enviou "calorosos cumprimentos e respeito" a Kim Jong Un e disse que Pompeo estava ansioso por poder realizar a visita num futuro próximo.
Apesar da decisão anunciada esta sexta-feira, Pompeo anunciara, na véspera, a nomeação de um enviado especial para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, que o iria acompanhar na quarta viagem ao país desde Abril.
Biegun ficou, exactamente, com a pasta da gestão das negociações com Pyongyang sobre o desmantelamento do programa nuclear.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt