Donald Trump diz que Espanha deve ser expulsa da NATO

Em causa está a recusa por parte dos líderes espanhóis em aumentar os gastos com a defesa.

09 de outubro de 2025 às 20:45
Donald Trump Foto: Alex Brandon/AP
Partilhar

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que Espanha "talvez devesse ser expulsa da NATO" por se recusar a aumentar os gastos com a defesa. As declarações do líder dos EUA foram feitas esta quinta-feira, durante uma reunião da Casa Branca, informa o El Español. 

Esta não é a primeira vez que se faz sentir o agudizar das tensões entre os EUA e os líderes espanhóis. No âmbito da política comercial, o primeiro-ministro espanhol já tinha referido ao presidente norte-americano que Espanha era um país soberano e que a polícia comercial é da responsabilidade da União Europeia, tendo considerado injustas as ameaças de tarifas por parte de Trump, após Sánchez ter rejeitado o compromisso de investimento direto de pelo menos 3,5% do PIB até 2035.

Pub

No final da reunião magna da NATO, ocorrida em Haia, em junho deste ano, Trump ameaçou Espanha com tarifas mais pesadas, no sentido de obrigar Madrid a pagar de outra maneira o compromisso de investimento na NATO.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, recusou o objetivo proposto aos membros da NATO de aumentarem a despesa com defesa para 5% do PIB, considerando-o "contraproducente".

Após as críticas sobre as contribuições para a NATO, a ministra do Trabalho e vice-presidente do governo espanhol, Yolanda Díaz, acrescentou ainda que Espanha não iria "fazer o que ele [Donald Trump] quer". 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar