Donald Trump recusa aprovar ajuda militar a Taiwan

Presidente dos Estados Unidos não aprovou ajuda militar de 339 milhões de euros.

20 de setembro de 2025 às 01:30
Donald Trump Foto: Direitos Reservados
O Exército de Taiwan está em alerta, face ao aumento da atividade militar da China na região Foto: AP

1/2

Partilhar

Donald Trump, recusou — pelo menos por agora — aprovar um pacote de ajuda militar de cerca de 339 milhões de euros a Taiwan, avançou o Washington Post. A decisão ocorre num momento delicado, em que decorrem negociações comerciais entre Washington e Pequim.

A medida ainda não é definitiva, garante uma fonte da Casa Branca, mas representa uma possível reorientação significativa da política norte-americana em relação a Taiwan.

Pub

Embora os Estados Unidos tenham cortado relações diplomáticas formais com Taipé nos anos 1970, continuam a ser o principal fornecedor de armas da ilha, que a China considera parte do seu território.

Durante o mandato de Joe Biden (2021–2025), Washington autorizou mais de 1,7 mil milhões de euros em ajuda militar a Taiwan, reforçando o apoio à defesa da ilha perante a crescente pressão militar chinesa.

Segundo o Washington Post, Trump resiste ao envio de armamento sem garantias de reembolso ou contrapartidas financeiras — uma posição que também adotou em relação à ajuda à Ucrânia.

Pub

Em agosto, responsáveis da Defesa dos EUA e de Taiwan reuniram-se no Alasca para discutir um novo acordo de venda de armas, que poderá atingir vários milhares de milhões de euros, e que inclui drones, mísseis e sensores para vigilância costeira.

Desde o regresso de Trump ao poder, Taipé tem expressado preocupação com o grau de compromisso dos Estados Unidos em defender a ilha em caso de um eventual ataque por parte da China.

Em resposta à crescente tensão na região, Taiwan tem reforçado os seus gastos com a defesa e planeia apresentar um orçamento suplementar recorde, que poderá chegar aos 28 mil milhões de euros.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar