page view

Trump anuncia encontro com Xi em outubro na Coreia do Sul e visita China em 2026

Anúncio foi feito após uma conversa telefónica entre os dois líderes, que também aprovaram um acordo sobre o futuro da rede social TikTok.

19 de setembro de 2025 às 17:51

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira que vai reunir-se com o homólogo chinês, Xi Jinping, no final de outubro, na Coreia do Sul e que visitará a China "no início do próximo ano".

O anúncio foi feito após uma conversa telefónica entre os dois líderes, que também aprovaram um acordo sobre o futuro da rede social TikTok.

"A conversa foi muito boa, voltaremos a falar por telefone, agradecemos a aprovação do TikTok e ambos estamos ansiosos por nos encontrarmos na APEC!", escreveu Trump na rede Truth Social, referindo-se à cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC).

Segundo a agência oficial chinesa Xinhua, durante o telefonema, Xi Jinping sublinhou a importância das relações bilaterais e pediu a Washington que evite restrições comerciais unilaterais.

Esta foi a segunda conversa telefónica entre os líderes desde o regresso de Trump à Casa Branca, num contexto de tensões comerciais após a imposição de tarifas adicionais sobre produtos chineses.

Apesar deste contexto, o Presidente norte-americano manifestou abertura para novos acordos com Pequim, em especial sobre o TikTok, que enfrenta a proibição nos EUA caso a empresa-mãe, ByteDance, não venda a sua participação maioritária.

As negociações entre Washington e Pequim intensificaram-se nos últimos meses, com quatro rondas concluídas desde maio.

Um acordo-quadro sobre a propriedade do TikTok foi alcançado em Madrid, no início da semana, mas a decisão final deverá caber aos dois chefes de Estado.

Trump afirmou que a rede social "tem um valor tremendo" e argumentou que os EUA "têm esse valor nas suas mãos", justificando que será o país a aprovar.

As autoridades norte-americanas têm levantado preocupações sobre a entrega de dados ao Governo chinês e sobre o controlo do algoritmo da rede social.

Apesar dos avanços, continuam em aberto questões como restrições à exportação de tecnologia, compras chinesas de produtos agrícolas norte-americanos e o combate ao fentanil.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8