Drones encerram aeroporto de Gatwick em Londres e cancelam voos para Portugal
Aeroporto cancelou, até ao momento, cinco ligações aéreas previstas.
O aeroporto de Gatwick, na periferia de Londres, mantém esta quinta-feira a suspensão de voos após o encerramento da pista na noite de quarta-feira, na sequência do avistamento de dois drones nas proximidades do terminal aéreo.
O CM confirmou junto de fonte oficial da ANA Aeroportos que, em Portugal, até ao final da manhã desta quinta-feira, cinco voos provenientes do aeroporto de Gatwick, em Londres, foram cancelados.
Em causa estão os voos da TAP, das 13h15 e da Easyjet, das 13h20, que seguiam para o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. O voo das 15h15 ainda não está confirmado.
Segundo a mesma fonte, no aeroporto do Porto, os voos previstos para as 12h05, 14h30 e 15h15 também foram cancelados.
TAP recomenda consulta antecipada do estado dos voos
"Pedimos aos clientes com voos agendados para este aeroporto [Gatwick] que, antes de se deslocarem para o aeroporto, verifiquem junto da TAP as informações disponíveis", segundo a informação da companhia, que garantiu que está a "realizar todos os esforços para minimizar o impacto" da suspensão da operação.
Segundo a última informação disponibilizada no site do aeroporto, localizado a cerca de 40 quilómetros a sul da capital britânica, todas as partidas e chegadas continuam suspensas enquanto são "investigados os relatórios de drones (aeronaves não tripuladas) que voaram próximo" da infraestrutura.
De acordo com o aeroporto de Gatwick, as aterragens e descolagens foram suspensas às 21h00 de quarta-feira, depois de dois drones terem sido avistados perto da pista, embora esta tenha sido reaberta por cerca de 45 minutos na madrugada desta quinta-feira.
Muitas aeronaves foram desviadas para outros aeroportos, incluindo Paris e Amesterdão, enquanto as autoridades aeroportuárias pediram aos passageiros que contactassem as suas companhias aéreas para se informarem sobre a situação dos voos.
"Após informações sobre a presença de dois drones sobrevoando a pista do aeroporto de Gatwick por volta das 21:00, a pista foi encerrada das 21h03 de quarta-feira às 03h01 de quinta-feira", lê-se num comunicado divulgado pelo aeroporto.
"Infelizmente, outra observação de drones nas proximidades do aeroporto forçou o encerramento da pista, novamente, por volta das 03h45", acrescentou a nota.
O aeroporto já garantiu estar a trabalhar com as companhias aéreas para "oferecer aos passageiros estadia em hotéis" ou alternativas de viagem.
Estima-se que 2,9 milhões de pessoas passem por este aeroporto durante a atual temporada de férias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt