Eficiência na aviação conta mais do que o tamanho
Mais eficazes, autónomos e mais limpos é a aposta da indústria aeronáutica para os maiores aparelhos do Mundo.
A Airbus anunciou as operações do Beluga XL, um avião de carga que é conhecido como a ‘baleia voadora’. Pensado e desenvolvido para transportar componentes de aviões, o Beluga é um dos gigantes do ar. Com 63 metros de comprimento e 8 metros de largura, vence até 4 mil quilómetros com uma carga máxima de 51 toneladas.
São números que colocam o Beluga no grupo dos superaviões, mas não se pense que este é o único monstro da Airbus. É do construtor europeu o maior avião de passageiros, o A380, um título que tem os dias contados. A rival Boeing tem em testes o 777X, destinado a substituir o icónico ‘Jumbo’ 747 do construtor de Chicago. Com capacidade para transportar até 850 passageiros em classe única, a maioria das companhias usa uma configuração que reduz esse número para cerca de 500 ocupantes. O modelo vai ser descontinuado em breve e as últimas entregas serão feitas em 2021. A capacidade do A380 ultrapassa a do maior avião de passageiros em operação alguma vez feito pela Boeing, o 747.
Se em tempos o tamanho foi relevante na aviação, agora a eficiência é o que conta. O Boeing 787 Dreamliner, com capacidade para 336 passageiros, é um aparelho de 68 metros de comprimento construído para ser leve, poupado e com um nível de pressão maior na cabine – o que lhe permite ter mais oxigénio a bordo com consequente redução do cansaço dos passageiros.
A Airbus já respondeu com o A350, que transportando até 350 pessoas tem uma autonomia invejável e uma boa eficácia energética, graças à fuselagem construída à base de fibra de carbono.
O grupo dos superaviões continua a ser liderado pelo Antonov 225, um gigante fabricado na Ucrânia destinado ao transporte de carga. Os números e envergadura impressionam. Tem 84 metros de comprimento, 88 de envergadura e 18 de altura, e consegue colocar no ar umas impressionantes 640 toneladas.
Airbus A350 é a nova arma contra Boeing
Do bar para a cama a bordo do Airbus A380
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt