Eleições na Galiza: Partido Popular de Feijóo revalida maioria absoluta
Alberto Núñez Feijóo alcança 42 deputados, acima da maioria absoluta estabelecida em 38.
As regiões espanholas da Galiza e do País Basco foram chamadas às urnas este domingo para elegerem os respetivos parlamentos regionais, que deverão confirmar as maiorias atuais, respetivamente do Partido Popular (PP, direita) e Partido Nacionalista Basco (PNV, centro-direita).
As mesas de voto encerraram às 20h00 em Espanha (19h00 em Lisboa) em ambas as comunidades numas eleições marcadas pelas rigorosas medidas de segurança devido à pandemia de coronavírus.
Alberto Núñez Feijóo, presidente da Galiza e candidato do Partido Popular (PP), conseguiu 41 deputados, acima da maioria absoluta estabelecida em 38.
O partido BNG (Nacionalistas Galegos) estabeleceu-se como a segunda força com 19 deputados e superou assim o PSOE (15).
No País Basco, o Partido Nacionalista Basco (PNV), liderado por Iñigo Urkullu desde 2012 garantiu em 31 assentos, mais dois que em 2016. A contagem dos votos nesta região iniciou-se pelas 21h20 (hora espanhola, 20h20 em Portugal).
O partido vai precisar novamente de criar coligação com o PSOE, que obteve 10 deputados e com quem governa a comunidade autónoma ou, desta forma, com o partido de esquerda regionalista, o EH Bildu, que contabilizou 22 deputados.
O Podemos conseguiu seis deputados, mais um que a coligação entre PP e Ciudadanos. O Vox estreou-se no Parlamento Basco com um deputado.
A Galiza está situada no noroeste da Península Ibérica, a norte de Portugal e tem cerca de 2,7 milhões de habitantes e um território que corresponde a cerca de um terço do de Portugal.
No norte da Península Ibérica, o País Basco, com perto de 2,2 milhões de habitantes e um território que é quase 13 vezes mais pequeno do que o português, é outra das 17 comunidades em que a Espanha está dividida.
Esta comunidade faz parte da região historicamente denominada País Basco, que inclui outra comunidade autónoma em Espanha, Navarra, e a região adjacente em França, que os nacionalistas bascos consideram como território cultural e linguístico do povo basco.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt