Elon Musk ataca orçamento de Trump

Multimilionário classifica projeto de lei como uma “abominação repugnante” e que irá “levar a América à falência”.

05 de junho de 2025 às 01:30
Donald Trump e Elon Musk Foto: Brandon Bell/Reuters
Partilhar

Elon Musk, que deixou o governo norte-americano há uma semana, foi duro nas criticas ao orçamento dos Estados Unidos, apoiado por Donald Trump.

“Desculpem, mas não aguento mais. Este projeto de lei orçamental é escandaloso e clientelista, além de ser uma abominação repugnante. Que vergonha para aqueles que votaram a favor: sabem que erraram”, escreveu o homem mais rico do mundo, na rede socialX.

Pub

Musk disse ainda que o projeto de lei irá sobrecarregar “os cidadãos com uma dívida extremamente insustentável”.

Um ataque violento, ao qual a Casa Branca não deu grande importância. “O presidente já sabe a posição de Elon Musk sobre este projeto de lei, isso não muda a sua opinião”, disse a porta-voz, Karoline Leavitt.

Esta não foi a primeira vez que o magnata da Tesla e Space X fez comentários negativos sobre o projeto fiscal e orçamental promovido pelo Presidente norte-americano. Musk já tinha dito estar “dececionado” com o projeto, alegando que este irá aumentar o défice e elevar a despesa pública.

Pub

Segundo a imprensa dos EUA, o magnata - que nos últimos meses serviu como conselheiro especial de Trump, à frente do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), terá ficado desiludido, uma vez que os seus objetivos para ações na Casa Branca que o beneficiariam pessoalmente não foram alcançados. Não conseguiu que o seu sistema de satélite Starlink fosse utilizado para controlo de tráfego aéreo e viu ser retirada a nomeação de Jared Isaacman, aliado de Musk, para diretor da NASA. O projeto de lei em causa também corta o crédito fiscal para veículos elétricos, sendo uma má notícia para a Tesla, da qual é o maior acionista.

Aprovado no final de maio na Câmara dos Representantes, sob pressão de Donald Trump, o projeto de lei está em análise desde segunda-feira no Senado, onde os republicanos detêm a maioria.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar