Erdogan e Kilicdaroglu reclamam vitória

Ambos os candidatos alegaram ter vantagem na contagem dos votos, mas resultados parciais apontavam para a necessidade de uma segunda volta.

15 de maio de 2023 às 01:30
Tayyip Erdogan, Kemal Kilicdaroglu, Turquia
Tayyip Erdogan, Kemal Kilicdaroglu, Turquia
Tayyip Erdogan, Kemal Kilicdaroglu, Turquia
Tayyip Erdogan, Kemal Kilicdaroglu, Turquia Foto: UMIT BEKTAS / Reuters
Tayyip Erdogan, Kemal Kilicdaroglu, Turquia Foto: YVES HERMAN / Reuters
Tayyip Erdogan, Kemal Kilicdaroglu, Turquia Foto: YVES HERMAN/Reuters
Tayyip Erdogan, Kemal Kilicdaroglu, Turquia Foto: KEMAL ASLAN/Reuters

1/7

Partilhar

As eleições presidenciais na Turquia pareciam este domingo encaminhadas para uma segunda volta, com os principais candidatos, o Presidente Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kilicdaroglu, a reclamarem a liderança na contagem dos votos mas sem conseguirem chegar à necessária maioria para garantir já a Presidência.

A noite eleitoral prometia ser longa, com os dois lados a divulgarem resultados parciais contraditórios. À hora do fecho desta edição, a agência estatal Anadolu dava Erdogan na frente com 49,9% dos votos, seguido por Kilicdaroglu com 44,3%. Já a contagem paralela da oposição dava vantagem ao seu candidato, com 49% dos votos face a 45% do Presidente cessante.

Pub

Com o escrutínio ainda longe do final, os dois candidatos apelaram aos apoiantes para se manterem vigilantes e aguardarem pela publicação dos resultados finais. “Embora a eleição tenha decorrido numa atmosfera positiva a democrática, a divulgação apressada de resultados parece pretender usurpar a vontade nacional”, alertou o Presidente no Twitter. Já o rival avisou que “todos os votos têm de ser contados” e prometeu: “Esta noite ninguém dorme.”

Se nenhum dos dois candidatos alcançar a maioria (50% mais 1 voto), a decisão sobre quem será o próximo Presidente da Turquia fica adiada para a segunda volta, a 28 de maio.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar