Estado de alerta terrorista elevado
Referências a Espanha em sites jihadistas provoca alarme.
A Espanha elevou esta terça-feira o nível de alerta terrorista em resposta à multiplicação de mensagens nas redes jihadistas em que o país vizinho é referido. Apesar disso, o governo de Mariano Rajoy assegura não ter conhecimento de uma ameaça concreta e direta de ataque em território espanhol.
A decisão de elevar o estado de alerta durante pelo menos uma semana é uma medida de prevenção, explica o governo, lembrando os atentados de dia 26 de junho na Tunísia, França e Koweit. O facto de o Estado Islâmico (ISIS) celebrar o primeiro ano desde a declaração do Califado na Síria e Iraque é visto igualmente como fator de risco acrescido.
No dia do anúncio da medida, a polícia prendeu dois suspeitos de extremismo islâmico. Um deles é magrebino e foi capturado no aeroporto El Prat, em Barcelona, quando regressava das fileiras do ISIS na Síria.
Entretanto, em Arrecife, ilha de Lanzarote, foi detida uma mulher acusada de recrutar meninas para a luta jihadista, facilitando-lhes a viagem para os locais sob controlo do ISIS na Síria e no Iraque. A polícia adiantou que a mulher mantinha contactos diretos com operacionais na Síria. Não chegou a retirar nenhuma menor de Espanha, embora tenha feito contactos e preparado o processo para as viagens.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt