“Estados Unidos sabem o que fazer a seguir”: Zelensky deixa a entender que defende operação para afastar Putin

Reação de Zelensky à captura de Maduro deixa entender que defende o afastamento de Putin, eventualmente pela força, como solução para a Ucrânia.

05 de janeiro de 2026 às 01:30
Volodymyr Zelesky diz que operação na Venezuela mostrou que os EUA sabem lidar com os ditadores Foto: Chris J. Ratcliffe / POOL / EPA
Partilhar

“Os Estados Unidos da América sabem o que fazer a seguir.” Foi desta forma que o Presidente da Ucrânia reagiu à captura de Nicolás Maduro, deixando entender que veria com bom grado uma operação que levasse ao afastamento do seu homólogo russo, Vladimir Putin. “O que posso dizer? Se se pode lidar com os ditadores dessa forma, então os Estados Unidos da América sabem o que fazer a seguir”, afirmou Volodymyr Zelensky, após reunir-se com conselheiros de segurança de países europeus, bem como da NATO e da União Europeia, no âmbito do processo de paz para a Ucrânia que tem vindo a ser negociado nas últimas semanas com os seus aliados. Já na mensagem de Natal dirigida aos ucranianos, Zelensky pareceu desejar a morte de Vladimir Putin, apesar de nunca ter referido o seu nome. “Hoje todos partilhamos um sonho. E fazemos um desejo, para todos nós: que ele morra”, disse o líder ucraniano

O tema da Ucrânia também não foi esquecido por Donald Trump na conferência de imprensa onde explicou o ataque-relâmpago à Venezuela, com o Presidente dos EUA a deixar claro a sua desilusão com o comportamento da Rússia. “Não estou entusiasmado com Putin. Ele está a matar demasiadas pessoas”, afirmou. As reuniões para colocar um ponto final na guerra da Ucrânia vão continuar ao longo deste mês, com Volodymyr Zelensky a admitir a realização de uma cimeira de líderes nos Estados Unidos.

Pub

Saiba mais:

Conquista 0,72% de terreno

As forças russas terão ocupado 4336 quilómetros quadrados de território ucraniano em 2025, o que representa menos de 1% do país. As contas foram feitas pelo projeto ucraniano de cartografia DeepState.

Pub

Ucrânia ataque na fronteira

Uma pessoa foi morta e outras duas ficaram feridas quando um drone ucraniano atingiu um carro na região fronteiriça russa de Belgorod, disseram autoridades locais. O ataque ocorreu no domingo. Entre os feridos está uma criança.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar