Estátua do rei Carlos III e quadros de Monet e Van Gogh vandalizados. Ataques de ativistas continuam a estragar obras de arte
Têm sido vários os episódios de destruição e vandalismo registados. Ações surgem no seguimento do movimento Just Stop Oil.
São vários os grupos de ativistas que, nos últimos tempos, têm praticado atos de vandalismo e danificação de obras de arte. Pertencem ao movimento 'Just Stop Oil' e querem que o Governo britânico decrete o fim imediato de qualquer novo projeto de petróleo ou gás.
Estes são os vários episódios realizados pelo grupo:
24 de outubro de 2022 - Dois apoiantes do movimento 'Just Stop Oil' cobriram o modelo de cera do rei Carlos III com bolo de chocolate. A representação feita de cera do monarca encontra-se no museu Madame Tussauds, em Londres (Inglaterra).
23 de outubro de 2022 - Quatro ativistas do grupo alemão de ação climática, 'Letzte Generation', atiraram puré de batata a um quadro do pintor francês Claude Monet, em exposição no Museu Barberini de Postdam, na Alemanha. A obra (1840-1926) pertencia à série 'Les Meules' ("Os Palheiros"). O quadro voltará a ser exposto a partir desta quarta-feira. O quadro estava protegido por uma vitrine e, devido a isso, não ficou danificado.
14 de outubro de 2022 - Ativistas ambientais do movimento 'Just Stop Oil' atiraram o conteúdo de duas latas de sopa de tomate ao quadro "Girassóis" (1888), do pintor neerlandês Vicent Van Gogh, em exposição na National Gallery, em Londres (Inglaterra). O quadro ficou ligeiramente danificado.
7 de julho de 2022 - Dois ativistas colaram-se a uma obra com cerca de 200 anos que se encontrava na National Gallery de Londres. O par cobriu a famosa pintura paisagística de John Constable "The Hay Wain", colando posteriormente as respetivas mãos no quadro.
5 de Julho de 2022 - Cinco ativistas climáticos colaram as mãos numa pintura centenária na Royal Academy em Londres. Os membros do grupo 'Just Stop Oil' grafitaram ainda a frase "no new oil" ("não aos novos combustíveis" em português) abaixo de uma cópia do quadro "A Última Ceia" de Leonardo Da Vinci. Os ativistas também têm posto em prática nova formas de manifestação, para além de destruir obras de arte, nomeadamente bloquear estradas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt