Estudante despe-se na rua após ser alertada pelas autoridades do Irão para colocar véu islâmico
Jovem foi detida e não se sabe o seu paradeiro atual.
Uma estudante universitária foi detida no Irão depois de se ter despido em protesto contra o rigoroso código de vestuário daquele país. Segundo o jornal The Guardian, a jovem entrou em conflito com os seguranças da Universidade Azad, no Teerão, após ter sido instruída a colocar o véu islâmico. Foram captadas imagens que mostram a rapariga apenas em roupa interior no meio da rua e a ser arrastada para um carro por um grupo de homens da força paramilitar Basij. A situação aconteceu no sábado e está a ganhar destaque nas redes sociais.
Amir Mahjob, o porta-voz da universidade, escreveu no X que a mulher em questão sofre de uma perturbação mental. Algumas fontes revelaram que provavelmente após a investigação ao caso, a jovem vai ser reencaminhada para um hospital psiquiátrico.
A Amnistia Internacional apelou à libertação imediata da mulher e a uma investigação independente e imparcial.
“As autoridades iranianas devem libertar imediatamente a estudante universitária que foi violentamente detida depois de ter tirado a roupa em protesto contra a aplicação abusiva do véu obrigatório por parte dos agentes de segurança”, escreveu a organização numa nota partilhada no X.
O meio de comunicação Amir Kabir informa que a jovem foi espancada durante a detenção e que não se sabe o seu paradeiro atual. A notícia contraria a informação que foi avançada inicialmente pelo Fars (meio conservador), a dar conta que os militares falaram “calmamente” com a estudante, sem necessidade de recorrer à agressão.
Mais associações de Direitos Humanos já se pronunciaram sobre o caso, defendendo a postura da estudante. “Ela está em perigo, sem dúvida, mas eu apoio-a totalmente e saúdo-a, bem como às mulheres iranianas, por serem tão corajosas", disse à Sky News Diana Nammi, diretora-executiva da Organização dos Direitos das Mulheres Iranianas e Curdas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt