EUA e China fecham acordo que prevê envio de terras raras e fim de restrições das exportações

Acordo foi assinado há dois dias e consagra os termos negociados entre Washington e Pequim ao longo deste ano, após sucessivas acusações mútuas de violação de acordos anteriores.

03 de julho de 2025 às 06:59
Trump Foto: AP
Partilhar

Os Estados Unidos e a China formalizaram um entendimento comercial alcançado no mês passado em Genebra, que inclui o compromisso de Pequim de retomar as exportações de minerais de terras raras, anunciou o secretário do Comércio norte-americano, Howard Lutnick.

Segundo Lutnick, o acordo foi assinado há dois dias e consagra os termos negociados entre Washington e Pequim ao longo deste ano, após sucessivas acusações mútuas de violação de acordos anteriores. "Vão entregar-nos terras raras e, quando o fizerem, levantaremos as nossas contramedidas", declarou, em entrevista à Bloomberg.

Pub

A Siemens AG, uma das principais fornecedoras mundiais de 'software' de design de semicondutores, foi libertada pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos da neessidade de solicitar licenças para operar no mercado chinês, segundo revelou a empresa alemã em comunicado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar