page view

União Europeia preparada para desacordo sobre tarifas

Von der Leyen alerta EUA "para a possibilidade de não se alcançar um entendimento satisfatório".

28 de junho de 2025 às 01:30

Bruxelas e Washington discutem a questão das tarifas até 9 de julho e, segundo a presidente da Comissão Europeia, todas “todas as opções em cima da mesa”. Ursula von der Leyen diz que a União Europeia está preparada para chegar a um acordo. No entanto, a líder do executivo comunitário, avisa os Estados Unidos que tal pode não acontecer, prometendo “defender os interesses europeus sempre que necessário”.

“A nossa mensagem de hoje é clara: estamos prontos para chegar a um acordo, mas, ao mesmo tempo, estamos a preparar-nos para a possibilidade de não se alcançar um entendimento satisfatório”, disse Von der Leyen.

Segundo fontes comunitárias, a parte mais difícil das negociações deve-se ao défice comercial norte-americano face ao bloco comunitário e ao interesse dos EUA em vender automóveis à Europa. “Um acordo é sempre melhor do que um conflito, e zero direitos aduaneiros é sempre melhor do que um direito aduaneiro”, afirmou António Costa, presidente do Conselho Europeu.

Os EUA consideram que o prazo de 9 de julho, fixado pelo presidente Donald Trump, para negociar as tarifas é aceitável. “O prazo não é crítico. O presidente pode simplesmente oferecer um acordo a esses países se eles se recusarem a fazer um acordo connosco antes do prazo, e isso significa que o presidente pode escolher uma taxa tarifária recíproca que considere vantajosa para os EUA”, afirmou a porta-voz da Casa Branca.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8