EUA matam líder do cartel narcotraficante Tren de Aragua
Trump diz que Héctor 'Niño' Guerrero foi morto num ataque "rápido e mortal" das forças norte-americanas no estado de Bolívar, numa operação conjunta com as autoridades venezuelanas.
O líder do cartel narcotraficante venezuelano Tren de Aragua, Héctor ‘Niño’ Guerrero, foi morto num ataque aéreo norte-americano na semana passada, anunciou o presidente Donald Trump.
“Sob as minhas ordens, o Comando Central dos EUA lançou um ataque rápido e mortal para executar ‘Niño’ Guerrero”, escreveu Trump na plataforma Truth Social, descrevendo o narcotraficante abatido como “o infame líder” do grupo criminoso Tren de Aragua, considerado pelos EUA como uma organização criminosa. O Presidente dos EUA partilhou ainda um vídeo que mostra o alegado esconderijo de ‘Niño’ Guerrero a ser atingido por um míssil.
O Secretário da Defesa dos EUA, Pete Hegseth, avançou no X, por seu lado, que a operação ocorreu na semana passada na província venezuelana de Bolívar, junto à fronteira com o Brasil e a Guiana, e contou com a colaboração das autoridades venezuelanas. O Governo de Caracas confirmou, afirmando que se tratou de uma “operação conjunta” das forças norte-americanas e venezuelanas.
Trump acusou várias vezes o Tren de Aragua de ser o principal responsável pelo tráfico de drogas para os EUA e por centenas de homicídios em território norte-americano, e o Departamento de Estado oferecia uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações que conduzissem à captura do seu líder.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt