Europa responde a Trump com mão pesada nas tarifas
União Europeia propõe retaliação de 72 mil milhões de euros a bens importados dos EUA. Medida entra em vigor se a Casa Branca insistir nas tarifas recíprocas de 30%.
A UE vai elaborar uma lista de bens importados dos Estados Unidos, num total de 72 mil milhões de euros, para taxar caso a Administração norte-americana imponha tarifas recíprocas de 30%, a partir de 1 de agosto. A iniciativa, que está a ser analisada pelos 27, partiu da Comissão Europeia e foi comunicada, em conferência de imprensa, pelo comissário do Comércio da UE.
“Os Estados-membros terão agora a oportunidade de discutir a lista, sendo que tal não esgota a caixa de ferramentas e todos os instrumentos continuam em cima da mesa”, disse Maros Sefcovic. Não foram dados pormenores sobre os bens constantes da lista. O executivo comunitário reafirma que prefere “uma solução negociada, uma solução que conduza a uma estabilidade e cooperação renovadas”, mas considera que tem de estar preparado para tudo, “incluindo, se necessário, medidas proporcionadas bem ponderadas para restabelecer o equilíbrio na nossa relação transatlântica, perante as tarifas de 30%”, avisou. Fora das contas estão, para já, as “medidas de reequilíbrio sobre o aço e o alumínio”, que ficam “suspensas até ao início de agosto”.
Atualmente, 379 mil milhões de euros em exportações da UE para os EUA, o equivalente a 70% do total, estão sujeitos às novas tarifas (incluindo as suspensas temporariamente) desde que a nova Administração tomou posse.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt