Antigo candidato a vereador pelo partido de Bolsonaro identificado como autor das explosões em Brasília

Homem tentou entrar com os dispositivos na sede do Supremo Tribunal Federal.

14 de novembro de 2024 às 07:12
Partilhar

O antigo candidato a vereador pelo Partido Liberal, em 2020, Francisco Wanderley Luiz, foi identificado com sendo o autor das explosões registadas na quinta-feira, em Brasília. 

O Governo do Distrito Federal afirmou que as explosões registadas na Praça dos Três Poderes, no coração de Brasília, terão sido um ataque suicida de um homem que tentou entrar na sede do Supremo Tribunal Federal (STF) com artefactos. O diretor-geral da Polícia Federal brasileira, Andrei Rodrigues, disse, esta quinta-feira, que o ataque está a ser investigado como terrorismo e não um ato isolado.

Pub

Segundo a Globo, registaram-se duas explosões, que terão ocorrido com um intervalo de 20 segundos. Pelas 19h30 de Brasília, um carro explodiu num estacionamento localizado entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados. No porta-bagagem do veículo que já foi identificado como pertencente a Francisco Wanderley Luiz, havia fogos de artifício e tijolos.

De seguida, cerca de 20 segundos depois da primeira explosão, Wanderley dirigiu-se ao STF. "Tentou entrar com os dispositivos", resumiu a responsável brasileira, detalhando que a explosão aconteceu à porta do Supremo. A mesma fonte refere que o homem lançou um explosivo para junto do edifício e mostrou a um vigilante que tinha artefatos explosivos presos ao corpo, tendo depois se deitado no chão e acionado um dos engenhos na nuca. 

Reuters avança que polícia brasileira encontrou explosivos na casa onde residia o autor das explosões. Foram também encontradas provas que apontam para uma ligação direta entre o ataque desta quarta-feira e um motim de 8 de janeiro de 2023 contra as instituições governamentais.

Pub

O Governador do Distrito Federal prometeu máxima celeridade para "identificar o autor ou autores, bem como a motivação" das explosões registadas na quarta-feira na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

"Muito grave o que acaba de ocorrer na Praça dos Três Poderes e no Anexo 4 da Câmara dos Deputados", escreveu Ibaneis Rocha, nas redes sociais.

O Governador do Distrito Federal, que se encontra em Roma para compromissos oficiais, salientou que "todas as unidades de segurança e de inteligência do Governo do Distrito Federal estão orientadas a agir com rigor e celeridade para identificar o autor ou autores, bem como a motivação para esses ataques".

Pub

No momento do incidente, estavam a decorrer sessões de plenário na Câmara e no Senado, que foram suspensas.

A sessão do STF já tinha terminado e os presentes foram retirados em segurança.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar