Fica tetraplégico após comer lesma

Jovem australiano aceitou aposta de amigo e esteve em coma mais de um ano.

07 de março de 2018 às 13:33
Sam Ballard Foto: Facebook
Sam Ballard Foto: Facebook

1/2

Partilhar

Sam Ballard certamente nunca mais vai esquecer o dia em que decidiu aceitar uma aposta. Residente em Sidney, na Austrália, o jovem jogador de râguebi tinha 19 anos quando foi a uma festa e, durante uma brincadeira, foi desafiado a comer uma lesma.

Sem coragem de dizer que não, Sam comeu o animal e rapidamente ficou doente. Levado para o hospital, os médicos acabaram por descobrir que estava infetado com um parasita normalmente associado aos ratos e que, em casos raros, causa uma infeção no cérebro (conhecida como meningoencefalite eosinofílica).

Pub

A explicação é simples: as lesmas normalmente comem dejetos de rato, que são portadores do parasita Angiostrongylus cantonensis. Foi este parasita que Sam acabou por ingerir indiretamente e que quase lhe custou a vida.

O jovem esteve em coma durante 420 dias. Quando acordou, estava tetraplégico e precisava de acompanhamento especializado a todo o momento, pois sofre de convulsões constantes, não consegue controlar a temperatura do corpo e precisa de ser alimentado por um tubo.

O caso diz respeito a 2010, mas voltou a ser notícia porque o Governo australiano decidiu cortar o apoio que fornecia à família para tomar conta de Sam.

Pub

"É devastador. Isto mudou a vida dele e a minha para sempre. O impacto é gigante", confessa a mãe, citada pelo Mirror.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar