Fim da pandemia à vista? Cientista por detrás da vacina contra a Covid-19 da Pfizer diz que sim
Bilionário turco defende eficácia da vacina ao ponto de acreditar que esta possa erradicar o vírus.
Ugur Sahin, de 55 anos, um dos cientistas turcos que está por detrás da vacina contra a Covid-19 da Pfizer em parceria BioNTech, surpreendeu ao fazer declarações ousadas.
O cientista bilionário, que tem trabalhado na vacina em conjunto com a mulher, Oezlem Tuereci de 53 anos, diz esperar que a vacina "arrase o vírus" e possa mesmo pôr fim à pandemia.
"Se a questão é se podemos deter esta pandemia com esta vacina, então a minha resposta é: sim, porque acredito que mesmo a proteção apenas contra infecções sintomáticas terá um efeito dramático", disse Sahin ao jornal britânico UK Guardian.
O cientista diz ainda estar confiante de que o tratamento funcionará porque ataca o vírus a vários níveis.
"A vacina impede a Covid-19 de ter acesso às nossas células. Mas mesmo que o vírus consiga encontrar uma maneira de entrar, as células T atacam-no e eliminam-no. Treinamos muito bem o sistema imunológico para aperfeiçoar esses dois movimentos defensivos. Agora sabemos que o vírus não se pode defender contra esses mecanismos ", disse.
Ugur acrescenta ainda: "Agora sabemos que as vacinas podem vencer este vírus".
Os resultados dos ensaios clínicos à vacina Pfizer revelaram-se mais promissores do que o esperado com uma taxa de eficácia de 90%. Alguns dos voluntários admitem que os sintomas sentidos após lhes ter sido injetada a vacina podem comparar-se aos efeitos da toma da vacina contra a gripe.
, o casal de cientistas turcos por detrás da promissora vacina da Pfizer.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt