Fragmentos alienígenas podem estar enterrados sob a superfície da Terra, defende estudo

Blocos de rocha gigantes e misteriosos nas profundezas do manto terrestre considerados restos do planeta Theia.

24 de março de 2021 às 19:08
Choque entre a Terra e Theia (ilustração) Foto: Getty Images
Partilhar

Blocos de rocha gigantes e misteriosos nas profundezas do manto terrestre podem ser os restos do planeta Theia, defendem os cientistas numa nova teoria que lança dúvidas sobre fragmentos alienígenas enterrados sob a superfície da Terra. 

Estes estruturas geológicas eram, até agora, conhecidas, estando uma no continente africano e outra debaixo do oceano Pacífico. São chamadas de grandes províncias de baixa velocidade de cisalhamento (LLSVPs, na sigla em inglês), segundo a publicação Science Alert

Pub

Vários especialistas defendem que há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, a Terra e o planeta Theia – que teria aproximadamente o tamanho de Marte – terão colidido, levando à possível fragmentação de ambos. Não se sabia, no entanto, o que teria acontecido com os restos de Theia, mas, segundo esta nova teoria, os núcleos dos dois planetas poderão ter-se fundido num e estas estruturas geológicas serem o que sobrou do antigo planeta.

De notar que estas estruturas, também chamadas de "anomalias geológicas", são tão misteriosas que são capazes de criar os seus próprios distúrbios no planeta: enfraquecimentos do campo magnético terrestre, também conhecidos como Anomalia do Atlântico Sul.  

Além disso, as ondas sísmicas dos terramotos diminuem abruptamente quando passam por estas estruturas , o que sugere que são mais densas e diferentes da rocha do manto circundante.

Pub

A colisão entre Theia e o planeta Terra terá originado a Lua como a conhecemos hoje. 

Qian Yuan, autor dessa teoria, 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar