França e Argélia acordam relançar cooperação em segurança "de alto nível"
Visita do ministro do interior francês ao presidente argelino decorreu num contexto de grave crise diplomática entre os dois países.
França e Argélia acordaram relançar "uma cooperação securitária de alto nível", anunciou esta terça-feira o ministro do Interior francês, após um encontro com o presidente argelino no final de uma visita oficial de dois dias a Argel.
Numa breve declaração à saída do palácio presidencial, o ministro Laurent Nuñez disse ter trabalhado "todo o dia de segunda-feira" com os seus homólogos argelinos e os responsáveis de segurança dos dois países para "relançar um dispositivo de cooperação securitária de alto nível".
O objetivo das discussões e reuniões que decorreram em Argel eram, de acordo com Nuñez, "retomar as relações de segurança normais" e "densificá-las" em termos de cooperação judicial, policial e de inteligência.
A visita decorreu num contexto de grave crise diplomática entre os dois países.
O ministro francês agradeceu ao seu homólogo Saïd Sayoud e ao presidente Abdelmajid Tebboune "que pediu aos seus serviços que trabalhassem com os serviços franceses" para "melhorar significativamente" a cooperação em matéria de repatriamentos", ou seja, do regresso de cidadãos argelinos em situação irregular em França, que a Argélia não aceita há meses.
"Tudo isto será implementado o mais rapidamente possível", garantiu Nuñez, saudando a visita à Argélia.
O ministro desejou que "as relações possam continuar a um alto nível, em matéria de segurança, cooperação securitária e imigração".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt