'Frigorífico humano': Japão cria solução para dias de calor intenso

Modelo padrão custa cerca de 8 milhões de euros.

27 de julho de 2026 às 18:39
Japão cria "frigorífico humano" como solução contra dias de calor intenso Foto: TRUSCO Nakayama/Website
Partilhar

O Japão criou um frigorífico para pessoas, também conhecido como "Do Hiemon Box", que consiste num contentor refrigerado capaz de ajudar uma pessoa a refrescar-se durante os dias de verão. O equipamento é inspirado nas máquinas de venda automática refrigeradas.

De acordo com o jornal Japan Today, o frigorífico, desenvolvido pela fabricante japonesa SDRS e distribuída pela Trusco, mantém uma temperatura ambiente de 15 graus Celsius no interior. Quem se senta na cadeira integrada, recebe um jato de ar refrigerado a cerca de 5 graus Celsius direcionado à cabeça, pescoço, ombros e costas, garantindo um alívio refrescante instantâneo.

Pub

Com três configurações de fluxo de ar e refrigeração, a cabine desliga-se automaticamente após 20 minutos para evitar o frio excessivo. Consome cerca de metade da eletricidade de um ar condicionado portátil convencional e não exige qualquer tipo de instalação. Graças às rodas incorporadas, pode ser facilmente deslocada e utilizada tanto em espaços interiores como exteriores, conforme a necessidade.

A Hiemon Box já está à venda no Japão, com o modelo padrão a custar cerca de 8 milhões de euros, acrescidos de impostos. Destina-se, nesta fase, sobretudo a empresas e organizações.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar