Furacão ‘Maria’ arrasa Dominica e Guadalupe

É o segundo furacão de intensidade máxima a atingir a região nas últimas semanas.

20 de setembro de 2017 às 08:36
Escassas semanas após a passagem do ‘Irma’, o furacão ‘Maria’ está a devastar as Caraíbas com ventos ciclónicos e chuvas torrenciais Foto: Reuters
Furacão Maria assola várias ilhas das Caraíbas Foto: Reuters
Furacão Maria assola várias ilhas das Caraíbas Foto: Reuters
Furacão Maria assola várias ilhas das Caraíbas Foto: Reuters
Furacão Maria assola várias ilhas das Caraíbas Foto: Reuters
Furacão Maria assola várias ilhas das Caraíbas Foto: Reuters

1/6

Partilhar

O furacão ‘Maria’ causou ontem "enorme devastação" nas pequenas ilhas de Dominica e Guadalupe, nas Caraíbas, e deveria atingir esta madrugada Porto Rico e as Ilhas Virgens, territórios duramente afetados na semana passada pela passagem do furacão ‘Irma’, que causou a morte a mais de 80 pessoas.

O ‘Maria’ tocou terra na Dominica com intensidade 5, o valor máximo na escala de Saffir-Simpson, trazendo chuvas torrenciais e ventos de velocidade superior a 250 quilómetros por hora. O olho do furacão passou mesmo por cima da pequena ilha de 72 mil habitantes, causando danos avultados.

Pub

"Perdemos tudo o que podíamos ter perdido", disse o primeiro-ministro Roosevelt Skerrit, que durante a tempestade foi fazendo o ponto da situação através do Twitter e teve mesmo de ser resgatado da sua residência oficial. "O telhado foi arrancado, estamos à mercê do furacão", escreveu na rede social antes de ser levado para um local mais seguro.

O furacão perdeu intensidade ao deixar a Dominica mas voltou a ganhar categoria 5 antes de atingir, horas mais tarde, o território francês de Guadalupe, causando inundações e deslizamentos de terras e arrancando telhados e árvores. A ilha estava ontem sem comunicações, desconhecendo-se a verdadeira dimensão dos estragos. Mais sorte teve a Martinica, que escapou ao pior da tempestade e reduziu o nível de alerta para depressão tropical.

Pub

O furacão ‘Maria’ dirigia-se ontem para as Ilhas Virgens e para Porto Rico, onde deveria chegar durante a madrugada. Em ambos os territórios foi decretado o alerta vermelho e ordenada a evacuação obrigatória das zonas costeiras. "Se não saírem, vão morrer", avisou o governador de Porto Rico, alertando para as consequências "potencialmente catastróficas" de um furacão de intensidade máxima.

PORMENORES 

Ajuda em causa

Pub

O ‘Maria’ poderá afetar gravemente a distribuição de ajuda às ilhas devastadas pelo ‘Irma’ na semana passada, já que a mesma estava a ser coordenada a partir de alguns dos territórios, como Porto Rico, que agora foram diretamente atingidos.

Estado de emergência

Donald Trump declarou o estado de emergência em Porto Rico e nas Ilhas Virgens Americanas perante a ameaça do furacão. A medida autoriza o Departamento de Segurança Nacional e a Agência de Gestão de Emergências (FEMA) a coordenarem a ajuda aos territórios afetados.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar