Furacão Maria atinge intensidade máxima

População da Dominica "perdeu tudo o que podia ter perdido" nas intempéries.

19 de setembro de 2017 às 01:57
Furacão Maria Foto: Reuters
Furacão Maria aproxima-se das ilhas Virgem Americanas, onde forças armadas tomam posição Foto: Reuters
Furacão Maria Foto: Direitos Reservados
Furacão Maria Foto: Direitos Reservados

1/4

Partilhar

Os habitantes da Dominica "perderam tudo o que podiam ter perdido" após a passagem do furacão Maria, disse esta terça-feira o primeiro-ministro daquela ilha das Caraíbas, Roosevel Skerrit.

"Os ventos arrancaram os telhados [das habitações] de quase todas as pessoas com quem falei ou estive em contacto", escreveu Skerrit na sua página de Facebook, lançando um apelo a "todo o tipo de ajuda".

Pub

O olho do furacão Maria tocou segunda-feira terra na ilha francesa de Dominica, nas Antilhas Menores, com ventos máximos de até 260 quilómetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

O furacão Maria atingiu a intensidade máxima, numa escala de 5, na noite de segunda-feira.

Pub

Furacão enfraquece momentaneamente, mas volta a ganhar força

O furacão Maria recuperou a categoria 5, a máxima da escala, depois de ter descido brevemente para a categoria 4 durante a noite, indicou esta terça-feira o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Pub

Após ter tocado a pequena ilha francesa de Dominica, nas Antilhas Menores, a tempestade reforçou-se novamente ao início do dia de hoje e apresenta ventos máximos sustentados de até 260 quilómetros por hora, adiantou a mesma fonte.

Ao início do dia, o Maria encontrava-se 100 quilómetros a oeste-sudoeste da ilha de Guadalupe e deslocava-se para oeste-noroeste a 15 quilómetros/hora.

Os meteorologistas assinalam que um furacão da categoria 5 é extremamente perigoso e capaz de ventos catastróficos, adiantando que são esperadas variações na intensidade e que é possível um fortalecimento da tempestade à medida que se move sobre as águas quentes das Caraíbas nas próximas horas e dias.

Pub

Presidente EUA declara estado de emergência em Porto Rico

O governador de Porto Rico anunciou que o Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou a declaração de estado de emergência para Porto Rico e Ilhas Virgens dos Estados Unidos antes da passagem do furacão Maria.

A ordem autoriza o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, e a Agência Federal para a Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) a coordenarem as ajudas de emergência, de acordo com um comunicado difundido pela Administração de Assuntos Federais de Porto Rico em Washington (PRFAA, na sigla em inglês).

Pub

"Esta ação vai ajudar a aliviar o sofrimento e as dificuldades que a situação pode trazer à população local e fornece a assistência apropriada para adotar as medidas necessárias de emergência", indicou a ordem assinada por Trump.

A FEMA está autorizada a "identificar, mobilizar e proporcionar sob o seu critério, equipas e recursos necessários para aliviar o impacto" da passagem do furacão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar