G7 e Médio Oriente aprofundam atrito Trump-Macron

Chefes de Estado francês e norte-americano têm estado distantes em questões desde a Ucrânia, que Macron apoia face à invasão russa, enquanto Trump se mostra cético e muitas vezes crítico do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

18 de junho de 2025 às 08:39
Presidente francês, Emmanuel Macron, chega para falar à imprensa durante a Cimeira do G7 Foto: LUSA_EPA
Partilhar

O Presidente francês, Emmanuel Macron, concluiu a sua participação na cimeira do G7 com um novo atrito com o homólogo norte-americano, Donald Trump, de cujas abordagens em relação aos principais conflitos globais se tem afastado.

Os chefes de Estado francês e norte-americano têm estado distantes em questões desde a Ucrânia - que Macron apoia face à invasão russa enquanto Trump se mostra cético e muitas vezes crítico do Presidente Volodymyr Zelensky -- ao Médio Oriente -- com Paris a admitir reconhecer o Estado da Palestina, algo inadmissível para Israel, aliado indefetível de Washington.

Pub

Antes da cimeira do G7 no Canadá, Macron visitou a Gronelândia, território administrado pela Dinamarca que, para estupefação de toda a NATO e União Europeia, Trump tem dito querer anexar -- apesar de os Estados Unidos já ali terem uma base militar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar