Governo espanhol destina 7 mil milhões de euros a ajudas para afetados pelo mau tempo no país

Em Espanha, o mau tempo afetou sobretudo a Andaluzia, no sul do país.

17 de fevereiro de 2026 às 16:46
Imagens aéreas mostram rios a transbordar e aldeias evacuadas após tempestade em Espanha
Partilhar

O Governo de Espanha desbloqueou esta terça-feira 7.000 milhões de euros de ajudas a pessoas, empresas e municípios afetadas pelas tempestades das últimas semanas no país.

As ajudas contemplam, entre outras, verbas de compensação para 12.400 desalojados temporariamente por causa das chuvas e inundações (150 euros por pessoa e por dia) e 2.000 milhões de euros em transferências para os municípios, para a reparação de infraestruturas danificadas.

Pub

"Os recursos mobilizados permitirão cobrir os danos gerados nos municípios, compensar mais de 12.400 pessoas desalojadas por estes fenómenos e mitigar o impacto que sofreram casas, comércios e o setor agrícola e pesqueiro por causa das chuvas fortes e transbordos dos rios", afirmou a ministra das Finanças, Maria José Montero, no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou esta terça-feira estas ajudas.

Estas ajudas somam-se a outras verbas a que os afetados poderiam ter já direito por danos e prejuízos nas suas casas e negócios provocados pelo mau tempo previstas na legislação em vigor.

A ministra realçou que as verbas para os municípios são transferências diretas do Estado e não linhas de crédito ou empréstimos do Governo central, "dinheiro que as autarquias não terão de devolver, embora tenham de justificar" os gastos.

Pub

As chuvas das últimas semanas na Península Ibérica, associadas a uma sucessão de tempestades, provocaram transbordos e inundações em várias regiões de Portugal e Espanha, com as autoridades dos dois países a garantirem que tem havido cooperação e gestão conjunta permanente na situação dos rios partilhados pelos dois países.

Dezasseis pessoas morreram em Portugal e duas em Espanha na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também centenas de feridos e milhares de desalojados.

Em Espanha, o mau tempo afetou sobretudo a Andaluzia, no sul do país.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar