Grécia já deportou primeiros refugiados
UE vai duplicar ajuda financeira à Turquia.
Chegaram ontem a território turco os primeiros migrantes deportados pela Grécia ao abrigo do acordo celebrado entre a Turquia e a União Europeia.As primeiras embarcações com 202 pessoas, na sua maioria paquistaneses e afegãos, partiram de manhã das ilhas de Lesbos e Chios, e atracaram depois na localidade turca de Dikili.
O acordo prevê que o governo de Ancara receba todos os migrantes que entraram ilegalmente na Grécia desde 20 de março. Em troca, a União Europeia (UE) terá de acolher parte dos 2,7 milhões de sírios que a Turquia recebeu desde 2011. Os primeiros 32 aterraram ontem na Alemanha, prevendo-se a chegada de novos grupos à Finlândia e à Holanda.
O acordo inclui também acelerar a emissão de vistos para visitantes turcos, reabrir a negociação de adesão da Turquia à UE e duplicar a ajuda concedida à Turquia até 2018, no valor de seis mil milhões de euros.
Em Lesbos, o embarque dos migrantes foi ontem acompanhado por um forte aparato policial, mas, segundo as autoridades, os migrantes saíram de forma voluntária.
Apesar das restrições impostas, o fluxo de migrantes continua. Poucas horas após a saída do primeiro barco de deportados, a guarda costeira grega resgatou mais de 50 migrantes que tentavam chegar à costa grega.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt