Hong Kong corta relações oficiais com Japão devido a Taiwan

Medida surge na sequência das declarações da primeira-ministra japonesa.

24 de novembro de 2025 às 07:15
Governo de Hong Kong cancelou ainda um programa de intercâmbio de estudantes
Partilhar

Hong Kong ordenou o corte imediato das relações oficiais com o consulado-geral do Japão no território e cancelou um programa de intercâmbio de estudantes, face ao agravamento da disputa diplomática sino-nipónica devido a Taiwan.

A medida, que entrou em vigor no domingo, surge na sequência das declarações da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, em 7 de novembro, que disse que Tóquio poderia recorrer à força se Pequim tentasse ocupar ou bloquear Taiwan, algo que o Governo chinês classificou de "interferência intolerável".

Pub

A decisão levou à suspensão, por tempo indeterminado, de um fórum empresarial previsto para 18 de novembro sob a égide da agência governamental Invest Hong Kong, depois de as autoridades locais proibirem a presença de pessoal consular japonês.

O

Pub

O líder do Governo de Hong Kong recusou confirmar o corte de relações à imprensa, mas disse que os laços com o Japão devem respeitar "a dignidade" da China.

A relação com o Japão "deve estar alinhada com a dignidade da nação e com os benefícios dos habitantes de Hong Kong", disse John Lee Ka-chiu aos jornalistas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar